terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Um pouco sobre o uso da ferramentas BPM


ITIL, CobiT e SOX aliados para a melhoria contínua dos processos de TI 
Quem trabalha com processos, independentemente da área, sabe que a adoção de metodologias e ferramentas BPM, tais como PDCA, ITIL e CobiT para geri-los é fundamental para a otimização do fluxo de atividades realizadas, que refletem não só em benefícios internos, mas na satisfação dos clientes, por meio da prestação de serviços de qualidade, fatores essenciais na busca pela melhoria contínua dos negócios.

Porém, muito mais que adotar tais metodologias e ferramentas que auxiliam no mapeamento e gestão dos processos, é preciso estar atento às tendências e novidades apresentadas pelo mercado, adequar-se, e estar preparado para as demandas, novas possibilidades e exigências que surgem a cada dia. De acordo com Octavio Lanna*, especialista em Gestão de TI e Sistema de gestão de serviços de TI: processos ITIL, controles CobiT, adequados a Sarbanes Oxley, a usabilidade e facilidades oferecidas por meio da adoção de ferramentas BPM de gestão permitiram que ele tivesse uma experiência marcante em sua vida profissional, quando trabalhava como gestor de TI em uma grande mineradora e comandava uma equipe de 100 profissionais. “Com a implantação do BPM foi possível organizar o fluxo de tarefas, definir papeis e acompanhar de forma transparente os indicadores gerados a partir das atividades executadas que agregaram melhorias extremamente significativas ao setor de TI e consequentemente à empresa.”

Fonte
FerramentaMaturidadeProcessos SuportadosCentral de Serviços*Idioma (BR)Observações - See more at: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2013/08/5-ferramentas-implantar-itil-governanca.html#sthash.rKXyA8Sw.dpuf
FerramentaMaturidadeProcessos SuportadosCentral de Serviços*Idioma (BR)Observações - See more at: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2013/08/5-ferramentas-implantar-itil-governanca.html#sthash.rKXyA8Sw.dpuf
FerramentaMaturidadeProcessos SuportadosCentral de Serviços*Idioma (BR)Observações OTRS - Open Technology Real ServicesAlta (OTRS - 2001, ITSM - 2008)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Mudanças, Catálogo, Nível de ServiçoSimSimA solução mais madura que tive conhecimento. GLPI - Gestionnaire libre de parc informatiqueAlta (2003)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Nível de Serviço, Fornecedores, FinanceiroSimSimSolução robusta e muito bem avaliada pelos usuários, evoluindo rapidamente, integra com ferramentas de inventário como OCS e Fusion Inventory. iTop - IT Operational PortalBaixa (2010)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Configuração, Nível de ServiçoSimNãoSolução simples mas em evolução. Tem potencial. Integria IMSMédia (2008)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Configuração, Nível de ServiçoSimNãoSuporte limitado aos processos do ITIL. Traz recursos de Gerenciamento de Projetos, CRM e Wiki integrados. Open Source IT Service ManagementGer. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Mudanças, Catálogo, Nível de ServiçoBaixa (2010) - vide observaçõesSimParcialÉ na verdade uma suite que pretende integrar muitas soluções livres reconhecidas no mercado, entre elas nagios, ocs inventory ng, otrs, zabbix, i-doit, itop, e muitas outras. - See more at: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2013/08/5-ferramentas-implantar-itil-governanca.html#sthash.rKXyA8Sw.dpuf
FerramentaMaturidadeProcessos SuportadosCentral de Serviços*Idioma (BR)Observações OTRS - Open Technology Real ServicesAlta (OTRS - 2001, ITSM - 2008)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Mudanças, Catálogo, Nível de ServiçoSimSimA solução mais madura que tive conhecimento. GLPI - Gestionnaire libre de parc informatiqueAlta (2003)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Nível de Serviço, Fornecedores, FinanceiroSimSimSolução robusta e muito bem avaliada pelos usuários, evoluindo rapidamente, integra com ferramentas de inventário como OCS e Fusion Inventory. iTop - IT Operational PortalBaixa (2010)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Configuração, Nível de ServiçoSimNãoSolução simples mas em evolução. Tem potencial. Integria IMSMédia (2008)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Configuração, Nível de ServiçoSimNãoSuporte limitado aos processos do ITIL. Traz recursos de Gerenciamento de Projetos, CRM e Wiki integrados. Open Source IT Service ManagementGer. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Mudanças, Catálogo, Nível de ServiçoBaixa (2010) - vide observaçõesSimParcialÉ na verdade uma suite que pretende integrar muitas soluções livres reconhecidas no mercado, entre elas nagios, ocs inventory ng, otrs, zabbix, i-doit, itop, e muitas outras. - See more at: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2013/08/5-ferramentas-implantar-itil-governanca.html#sthash.rKXyA8Sw.dpuf
FerramentaMaturidadeProcessos SuportadosCentral de Serviços*Idioma (BR)Observações OTRS - Open Technology Real ServicesAlta (OTRS - 2001, ITSM - 2008)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Mudanças, Catálogo, Nível de ServiçoSimSimA solução mais madura que tive conhecimento. GLPI - Gestionnaire libre de parc informatiqueAlta (2003)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Nível de Serviço, Fornecedores, FinanceiroSimSimSolução robusta e muito bem avaliada pelos usuários, evoluindo rapidamente, integra com ferramentas de inventário como OCS e Fusion Inventory. iTop - IT Operational PortalBaixa (2010)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Configuração, Nível de ServiçoSimNãoSolução simples mas em evolução. Tem potencial. Integria IMSMédia (2008)Ger. Incidentes, Requisição, Problemas, Configuração, Nível de ServiçoSimNãoSuporte limitado aos processos do ITIL. Traz recursos de Gerenciamento de Projetos, CRM e Wiki integrados. Open Source IT Service ManagementGer. Incidentes, Requisição, Problemas, Conhecimento, Configuração, Mudanças, Catálogo, Nível de ServiçoBaixa (2010) - vide observaçõesSimParcialÉ na verdade uma suite que pretende integrar muitas soluções livres reconhecidas no mercado, entre elas nagios, ocs inventory ng, otrs, zabbix, i-doit, itop, e muitas outras. - See more at: http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2013/08/5-ferramentas-implantar-itil-governanca.html#sthash.rKXyA8Sw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário