Hoje falaremos do segundo domínio, que é "Adquirir e Implementar".
Essa atividade de adquirir e implementar é dividida em 7 processos, que estão citadas abaixo em resumo.
1. Identificar soluções automatizadas
É necessário realizar uma análise para certificar que os
requerimentos serão satisfeitos antes de criar ou adquirir um software
para automaticação de processos. O processo aborda a definição das
necessidades, soluções alternativas, viabilidade econômica e
tecnológica, análise de risco e de custo-benefício, e uma decisão final
de comprar ou desenvolver o próprio software.
2. Adquitir e manter aplicações de software
As aplicações devem estar disponíveis para atender às necessidades do
negócio. Este processo aborda o design de aplicações, inclusão
apropriada de controles e requerimentos de segurança, desenvolvimento e
configuração de acordo com padrões. Isto permitirá às organizações
suportar as operações de negócio corretamente por meio de aplicações
automatizadas.
3. Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia
Aborda o planejamento de aquisições, manutenção e proteção da
infraestrutura alinhado com estratégias tecnológicas, além do provimento
de ambientes de desenvolvimento e testes. Isto garantirá um suporte
tecnológico para as aplicações de negócio.
4. Habilitar operações e uso
Novos sistemas instalados devem ser divulgados na organização. Por
isso é necessário a produção de documentação e manuais para todos os
usuários e a própria TI, além do treinamento para o uso adequado das
aplicações e infraestrutura.
5. Encontrar recursos de TI
Os recursos de TI, como software, serviços, equipamentos e pessoas
precisam ser encontrados. Esse processo irá auxiliar na seleção de
fornecedores, criação de contratos de aquisição e a própria aquisição do
produto. Isso garantirá que todos os recursos necessários estarão
disponíveis quando necessário, em uma maneira eficiente de custos.
6. Gerenciamento de mudanças
Todas as alterações em softwares e procedimentos devem ser
gerenciados, mesmo aqueles feitos às pressas em uma situação de
emergência. Essas mudanças devem ser registradas, avaliadas e
autorizadas antes da implementação, além de revisadas depois para saber
se está de acordo com os resultados esperados. Esses cuidados irão
diminuir considerávelmente a possibilidade de falhas e instabilidades
nos sistemas de produção.
7. Instalar e credenciar soluções e mudanças
Novos sistemas precisam ser instalados após o desenvolvimento ser
concluído. Isso requer um ambiente de testes apropriado. Isso
certificará que os novos softwares estão de acordo com as expectativas e
resultados esperados.
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