terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Domínios do COBIT - Parte 2

Hoje falaremos do segundo domínio, que é "Adquirir e Implementar".


Essa atividade de adquirir e implementar é dividida em 7 processos, que estão citadas abaixo em resumo.

1. Identificar soluções automatizadas
É necessário realizar uma análise para certificar que os requerimentos serão satisfeitos antes de criar ou adquirir um software para automaticação de processos. O processo aborda a definição das necessidades, soluções alternativas, viabilidade econômica e tecnológica, análise de risco e de custo-benefício, e uma decisão final de comprar ou desenvolver o próprio software.

2. Adquitir e manter aplicações de software
As aplicações devem estar disponíveis para atender às necessidades do negócio. Este processo aborda o design de aplicações, inclusão apropriada de controles e requerimentos de segurança, desenvolvimento e configuração de acordo com padrões. Isto permitirá às organizações suportar as operações de negócio corretamente por meio de aplicações automatizadas.

3. Adquirir e manter infraestrutura de tecnologia
Aborda o planejamento de aquisições, manutenção e proteção da infraestrutura alinhado com estratégias tecnológicas, além do provimento de ambientes de desenvolvimento e testes. Isto garantirá um suporte tecnológico para as aplicações de negócio.

4. Habilitar operações e uso
Novos sistemas instalados devem ser divulgados na organização. Por isso é necessário a produção de documentação e manuais para todos os usuários e a própria TI, além do treinamento para o uso adequado das aplicações e infraestrutura.

5. Encontrar recursos de TI
Os recursos de TI, como software, serviços, equipamentos e pessoas precisam ser encontrados. Esse processo irá auxiliar na seleção de fornecedores, criação de contratos de aquisição e a própria aquisição do produto. Isso garantirá que todos os recursos necessários estarão disponíveis quando necessário, em uma maneira eficiente de custos.

6. Gerenciamento de mudanças
Todas as alterações em softwares e procedimentos devem ser gerenciados, mesmo aqueles feitos às pressas em uma situação de emergência. Essas mudanças devem ser registradas, avaliadas e autorizadas antes da implementação, além de revisadas depois para saber se está de acordo com os resultados esperados. Esses cuidados irão diminuir considerávelmente a possibilidade de falhas e instabilidades nos sistemas de produção.

7. Instalar e credenciar soluções e mudanças
Novos sistemas precisam ser instalados após o desenvolvimento ser concluído. Isso requer um ambiente de testes apropriado. Isso certificará que os novos softwares estão de acordo com as expectativas e resultados esperados.


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