ITIL v.3 – Sou desenvolvedor! O que me importa saber disso? Parte 1\3

Um dos assuntos mais falados de TI é o ITIL v.3 (Information Technology Infrastructure Library).
O ITIL é composto por módulos os mais importantes são: IT Service Support e IT Service Delivery.
- O Service Support inclui o Service Desk, Incidentes, Problemas, Configuração, Gerenciamento de mudança e Liberação.
- Já o Service Delivery inclui nível de serviço, financeiro, capacidade, continuidade e disponibilidade de serviço.
O ITIL define objetivos e atividades, entradas e saídas de cada um dos processos encontrados na organização de TI. Porém ITIL não dá recomendações de como as atividades devem ser executadas pois as empresas são diferentes.
A Estrutura
Na versão v1, a ITIL era formada por uma grande quantidade de livros cada um descrevendo uma área específica de TI. Havia aproximadamente 40 livros relacionados ao gerenciamento de infraestrutura de TI. Já no ITIL v2, foi resumida em 7 livros principais.
A biblioteca atual do ITIL v3, é composta por:
- Conteúdo Principal: 5 publicações do ciclo de vida;
- Conteúdo complementar: guia introdutório, guia de bolso, guias complementares, com a aplicação da ITIL em cenários específicos, estudos de caso, material para treinamento, artigos e serviços de suporte via web.
A Estratégia de serviço
Pontos chaves da estratégia de serviço:
- Definição do valor do serviço;
- Ativos do serviço (service assets);
- Análise de mercado;
- Tipos de provimento de serviço.
- Gerenciamento de Estratégia para Serviços de TI;
- Gerenciamento de Portifólio (ou carteira) de serviços;
- Gerenciamento financeiro de serviços de TI;
- Gerenciamento de demandas;
- Gerenciamento de relacionamento com o negócio.
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