“ITIL não é uma regra obrigatória a ser seguida, é um conjunto de recomendações baseadas em boas praticas de Gerenciamento de Serviços de TI.”
A adoção das melhores práticas previstas na IT Infrastructure Library (ITIL) - destinadas a melhoria
da qualidade dos serviços computacionais no setor de TI - já é realidade para boa parte das empresas brasileiras e no mundo, ainda que em estágio inicial.
No ano 2005 (30 de agosto a 30 de setembro), foi realizada uma pesquisa no Brasil (conduzida pelo COMPUTERWORLD em parceria com o IT Service Management Forum Brasil) que considerou 114 respostas. De acordo com o levantamento, as melhores práticas já estão acontecendo em 69% das companhias pesquisadas - sendo que em 37% delas já é possível notar resultados e em 31%, o procedimento está no início. Estágios avançados de desenvolvimento, em que o processo já conduz a melhorias de qualidade e novas oportunidades de negócio, são realidade para apenas 4% dos entrevistados, enquanto 2% e 3% deles citaram os estágios de finalização e integração, respectivamente.
Em 2007, foi realizada uma pesquisa pelo ITSMF. Dentro do universo pesquisado, merece destaque, também, o fato de que 33% (esse dado é a soma das empresas que afirmam adotar ITIL (20%) com o grupo de empresas que caminham em direção à ISO 20000 (13%)) das empresas que atuam no Brasil já adotaram o modela ITIL em suas operações.
Uma segunda pesquisa feita também em 2007, feita pelo International Networks Services, com 194 organizações de todo o mundo, mostra que 39% utilizam a ITIL como conjunto de melhores práticas para governança de TI. [MAGALHÃES & PINHEIRO, 2007]. O que demonstra que o Brasil caminha no mesmo sentido dos demais países, quando se trata de adoção da ITIL.
A ITIL é adotada por mais de 15.000 organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM, Microsoft, HP, HSBC. No Brasil, empresas como Carrefour, Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça pelo país.
Em 2007, foi realizada uma pesquisa pelo ITSMF. Dentro do universo pesquisado, merece destaque, também, o fato de que 33% (esse dado é a soma das empresas que afirmam adotar ITIL (20%) com o grupo de empresas que caminham em direção à ISO 20000 (13%)) das empresas que atuam no Brasil já adotaram o modela ITIL em suas operações.
Uma segunda pesquisa feita também em 2007, feita pelo International Networks Services, com 194 organizações de todo o mundo, mostra que 39% utilizam a ITIL como conjunto de melhores práticas para governança de TI. [MAGALHÃES & PINHEIRO, 2007]. O que demonstra que o Brasil caminha no mesmo sentido dos demais países, quando se trata de adoção da ITIL.
A ITIL é adotada por mais de 15.000 organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM, Microsoft, HP, HSBC. No Brasil, empresas como Carrefour, Makro já adotaram, assim como vários Tribunais de Justiça pelo país.
Na figura abaixo podemos vê que a ferramenta de Governança de TI mais usada em nossa país é o ITIL.
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Distribuição dos modelos de Governança de TI no Brasil - Fonte: ITSMF (2007) |
Em contra partida,um estudo feito pela Hornbill em 2009, com 500 empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, revelou a dificuldade das empresas em evoluir na implantação dos processos da ITIL. Segundo a pesquisa, 68% das empresas que adotaram a ITIL V2 e ITIL V3 atingiram níveis apenas baixo ou médio de maturidade. Apesar da versão 3 ter sido lançada em 2007, advindo de um intenso processo de desenvolvimento, dados do estudo indicam que TI tem um caminho longo para ser totalmente integrada aos objetivos de negócio.
Os entrevistados citaram 3 fatores que representam as dificuldades à adoção da ITIL:
• Recursos insuficientes (tempo, pessoas e orçamento)
• Resistência cultural a mudanças
• Apoio dos executivos de negócio
Os entrevistados citaram 3 fatores que representam as dificuldades à adoção da ITIL:
• Recursos insuficientes (tempo, pessoas e orçamento)
• Resistência cultural a mudanças
• Apoio dos executivos de negócio
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