Áreas de foco em Governança de TI
O modelo de processos do COBIT foi mapeado com as áreas de governança de TI criando uma ponte entre o que os gerentes operacionais precisam executar e o que os executivos desejam controlar.
O COBIT suporta a governança de TI provendo uma metodologia para assegurar que:
· A área de TI esteja alinhada com os negócios
· A área de TI habilite o negócio e maximiza os benefícios
· Os recursos de TI sejam usados responsavelmente
· Os riscos de TI sejam gerenciados apropriadamente
Essas áreas de foco em governança de TI descrevem os tópicos que os executivos precisam atentar para direcionar a área de TI dentro de suas organizações. Gerentes operacionais usam os processos para organizar e gerenciar as atividades contínuas de TI.
foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo
e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.
Entrega de valor:
é a execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, garantindo que TI
entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, concentrado-se em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.
Gestão de recursos:
refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento
dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas. Questões relevantes referem-se à otimização do conhecimento e infraestrutura.
Gestão de risco:
requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação,
um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.
Mensuração de desempenho:
acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos
recursos, processo de performance e entrega dos serviços.
O COBIT provê um modelo de processo genérico que representa todos os processos normalmente encontrados nas funções de TI, fornecendo assim um modelo de referência comum compreendido por gerentes operacionais de TI e gerentes de negócios.
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