Agora que já temos conhecimento do que é o ITIL e curiosidades sobre ele, já podemos listar alguns vantagens esperadas no uso deste em uma organização.
Ao implementar o ITIL em uma organização, a área de TI deixa de ser vista como um departamento, mas como parte integrante do negócio. Alguns exemplos demonstram as vantagens da implementação do ITIL:
- facilita o gerenciamento de serviços de TI e, conseqüentemente, de toda a empresa;
- oferece uma linha de trabalho consistente, padronizada e eficiente;
- redução, a longo prazo, dos custos dos serviços prestados;
- melhora o processo de comunicação entre funcionários, parceiros e clientes da empresa;
- aumenta a satisfação de todos os envolvidos, ao definir corretamente as metas e expectativas.
Atualmente, o ITIL já é uma norma integrante da ISO 9000/2000, a BS-15000. Considerando a área de TI essencial em uma estrutura organizacional, o ITIL propõe abranger a coordenação de todos os segmentos. A ferramenta sugere a medição de níveis de serviços e de metas; assim é possível saber o que se tem e o que é necessário melhorar.
Há duas versões utilizadas atualmente, a 2 e a 3, mas para não nos prolongarmos no assunto, deixarei isto para ser detalhado em outras postagens.
Até mais pessoal, participem!
Adaptado de: http://sisnema.com.br/Materias/idmat018745.htm
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