terça-feira, 11 de novembro de 2014

Diferenças entre ITIL e COBIT


O texto abaixo mostra de forma e resumida quais são as principais diferenças entre estes dois conjuntos:

COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) 

Responsável: Information Systems Audit and Control Association e IT 
Governance Institute 

O que é: Um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para 
processos, práticas e controles de TI. Voltado para redução de risco, 
enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Aborda quatro 
domínios: planejamento e organização, aquisição e implementação, 
entrega e suporte e monitoração. Apresenta seis níveis de maturidade, 
similares aos de CMM. 

Pontos fortes: Permite que TI aborde riscos não endereçados 
explicitamente por outros modelos e que seja aprovada em auditorias. 
Funciona bem com outros modelos de qualidade, principalmente ITIL. 

Limitações: Diz o que fazer, mas não como fazer. Não lida diretamente 
com desenvolvimento de software ou serviços de TI. Não fornece um 
"road map" para aprimoramento contínuo de processos. 

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) 

Responsáveis: Escritório de Comércio do governo Reino Unidos, Pink 
Elephant e outros. 

O que é: Conjunto de melhores práticas para operações e gerenciamento 
de serviços de TI (como gerenciamento de service desk, incidente, 
mudança, capacidade, nível de serviço e segurança). Especialmente 
popular na Europa. O ITIL rastreia problemas em áreas de serviço de TI 
como help desk, suporte a aplicações, distribuição de software e 
suporte a sistemas de contato com o cliente e se sobrepõe a CMM em 
determinadas áreas, como gerenciamento de configuração. O ITIL 
rastreia, por exemplo, as mudanças feitas em sistemas operacionais, 
mas a qualidade dessas mudanças em termos do número e da gravidade de 
problemas resultantes delas é uma métrica de CMM. 

Pontos fortes: Bem estabelecido, amadurecido, detalhado e focado em 
questões de qualidade operacional e produção de TI. Pode ser combinado 
a CMMI para cobrir tudo relacionado a TI. 

Limitações: Não aborda o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento 
de qualidade. Não é voltado para processos de desenvolvimento de 
software. 

Fonte: http://www.companyweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário