terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sobre a ITIL

       No meio às pesquisas sobre o tema, acabei por encontrar o site "itsmnapratica" , que é uma comunidade que trata todos os assuntos relacionados a ITSM (Gerenciamento de Serviços de TI) , ITIL(Biblioteca das melhores práticas de TI) entre outros temas. Um dos artigos que o site traz é "10 coisas que você deveria saber sobre a ITIL®", que explana clara e resumidamente, toda a ITIL. Segue - o abaixo para que nós estudantes/profissionais da área não fiquemos de fora do assunto.




#1: ITIL® significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Information Technology Infrastructure Library).

A biblioteca ITIL® contém um conjunto de boas práticas que são usadas para desenvolver e executar o gerenciamento de serviços de TI. Dentre os possíveis benefícios do uso da ITIL®, inclui-se  o aumento da vantagem competitiva através da redução de custos, crescimento e agilidade, mais eficiência corporativa através da racionalização de processos de TI, melhor valor da TI através do alinhamento do negócio com a TI e melhor satisfação de clientes e usuários.



#2: A organização que suporta a ITIL® chama-se AXELOS.

Através de um processo de licenciamento sobre a propriedade intelectual do ITIL® e Prince2®, foi estabelecido uma joint venture entre o Cabinet Office (UK) com a empresa de serviços britânica Capita. Esta iniciativa levou a criação de uma nova empresa, chamada Axelos, que agora é responsável pela atualizações da literatura e os programas de certificação profissional.



#3: A biblioteca ITIL® consiste em uma série de livros que fornecem orientações e recomendações.

Dentre todas as publicações, incluem-se as seguintes principais:

Estratégia de Serviço;
Desenho de Serviço;
Transição de Serviço;
Operação de Serviço;
Melhoria de Serviço Continuada.


#4: Para permitir uma implantação bem sucedida de práticas de gerenciamento de serviços, a ITIL® enfatiza a necessidade de um forte patrocínio da alta direção.

A implementação de práticas de gerenciamento de serviços recomendadas pela ITIL® é uma iniciativa que envolve mudança cultural. Pessoas irão questionar sobre terem que fazer coisas diferentes do que sempre fizeram É o velho argumento: “Sempre fizemos desse jeito…”. Portanto, é necessário apoio de um patrocinador da alta direção para influenciar a mudança.

Sem um bom patrocinador, é melhor nem tentar – ou ao menos estar ciente de que o sucesso será limitado (ou nulo).



#5: ITIL® não é gestão de projetos.

A ITIL® não está concentrada na criação de coisas (produtos) como é comumente o foco de projetos. A ITIL® concentra-se em práticas para o fornecimento de serviços de TI para a empresa, que são organizadas em processos de gerenciamento de serviços de TI e que tem como um de seus pilares o ciclo constante de melhoria nos serviços e processos de gerenciamento.



#6: Apesar de sua popularidade, nem todas as respostas e conteúdos estão disponíveis na ITIL®.

A ITIL® é um conjunto de abordagens e melhores práticas. É um guia de referência para gerenciamento de serviços de TI. Ela contém alguns processos e templates, mas não é uma metodologia e não contém todos os detalhes de uma implementação.

Organizações que queiram usar a ITIL® podem seguir as orientações gerais e a partir daí desenvolver processos mais detalhados que façam sentido para a própria organização.



#7: ITIL® não é uma ferramenta.

Você  pode implementar muitos aspectos da ITIL® usando ferramentas, mas as ferramentas não devem ser necessariamente impostas ou requeridas.

Para organizações pequenas, planilhas e templates simples podem dar conta do recado. Para organizações maiores, provavelmente será necessário encontrar ferramentas apropriadas para suportar o gerenciamento de serviços de TI.



#8: ITIL não é uma proposição “tudo ou nada”.

A partir do princípio de que a ITIL® é uma série de abordagens em áreas distintas, uma organização pode implementar parte destas abordagens, ou todas elas.

Não há regras impondo que tudo deve ser implementado. Adapte e adote!



#9: Práticas da ITIL® podem ser implementadas em estágios.

Não há regras que enfatizem a necessidade de todas as práticas descritas na ITIL® serem implementadas de uma só vez. Muitas organizações implementam estas práticas em fases, durante períodos determinados.



#10: Você (profissional) pode se certificar em ITIL®. A sua empresa não!

Existe um programa de certificação em ITIL® para profissionais, divididos basicamente em três níveis: nível básico (fundamentos, nível intermediário (capability / lifecycle modules) e nível avançado (Expert, Master).

Não existe certificação ITIL® para empresas. A norma internacional ISO/IEC20000 é o caminho para atestar a qualidade de serviços de TI fornecidos e operados por empresas. Em outras palavras, é a forma de atestar que as empresas aplicam, de fato, as principais recomendações da biblioteca ITIL®.




Retirado de: http://www.itsmnapratica.com.br/10-coisas-que-voce-deveria-saber-sobre-itil/ , 18 de novembro de 2014.

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