Segundo Mansur(2007), o ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é um conjunto de orientações que descreve as melhores práticas para um processo integrado do gerenciamento de serviços de TI.
Como seu nome já diz, é uma biblioteca composta de uma série de livros. Atualmente, está na versão 3 (ITIL V3), sendo composta de 5 livros principais, são eles:
- Estratégia de Serviço;
- Desenho de Serviço;
- Transição de Serviço;
- Operação de Serviço;
- Melhoria de Serviço Continuada;
A ITIL descreve de maneira coerente e integrada boas práticas de Gerenciamento de Serviços de TI, tendo como objetivo criar práticas para ajudar a implantar e manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos que são usados na entrega de serviços que atendam às necessidades dos clientes.
A biblioteca fornece um conjunto de processos, métodos e ferramentas, enfim, fornece um conteúdo que será usado como referência para manter e gerenciar uma estrutura de TI de maneira eficiente e eficaz, ajudando, dentre outras coisas, a integrar a TI com o negócio.
Essa metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês, a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores, para desenvolver as melhores práticas para a gestão da área de TI nas empresas públicas e posteriormente nas privadas. Atualmente, se tornou a norma BS-15000, sendo esta um anexo da ISO 9000/2000.
Nos próximos posts, serão abordadas mais características e detalhes sobre ITIL.
Sugestão de Leitura
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